domingo, 19 de agosto de 2012

Você sabe o que significa TXAI?





A palavra TXAI significa mais do que companheiro, a outra metade de mim, na língua dos índios da tribo Kaxinawá, do Acre.

Milton Nascimento conta sua história:

Bom, eu tenho que contar uma pequena história aqui. Quando eu fui para a Amazônia, no Acre, a gente foi de canoa, barco, essas coisas todas e de repente passava alguém e a gente ouvia,“Hei TXAI”.Ai eu achei muito bonito esse negócio de chamarem “TXAI”, e esperei assim uns dois dias, até por que Índio,eringueiros essas coisas é bom pegar eles numa hora que ele estejam afim de falar.Então, acabei achando um que chegou e me falou.

TXAI

Mais que amigo, mais que irmão, a metade de mim que existe em você, é a metade de você que
habita em mim.Quatro letras E quando, alguém te chama de TXAI, essa pessoa ta pronta pra dar a vida dela no lugar da sua, se for o caso.

Txai
"Mais que amigo,
Mais que irmão
a Metade de mim que existe em você
e a metade de você que habita em mim"

"Que bom que pela vida,encontrei algumas pessoas que posso chamar de TXAI "


Peripécias do TXAI ---> 15 de agosto foi no Sistema Agroflorestal (SAF) da Univ. Federal.
 
Quando chegamos no SAF, nos deparamos com um amigo grande e invisível, e que por sinal deixou rastros..sim, rastros de cavalo. Pois é galera, o SAF foi desmatado por um cavalo, melhor por seu dono(pois só poderia ter sido uma pessoa, ou cavalo-dono que levou as doces jabuticabeiras e pitangueiras que lá se encontravam. Ficamos apreensivos inicialmente, Pôoo, como assim, damos duro danado neste espaço e vem malandro com Cavalo e tudo e leva nossas plantas, essa Universidade precisa levar mais a sério esse nosso projeto. Não é possível, segurança que nada, o negócio é levar as macaxeiras do SAF. Triste mas é a real. Mas não nos abatemos, o dia foi de muita energia e plantio de laranjeira cravo, ungá, cosmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...